Homenagem Santos Vieira

FRANCISCO JOSÉ DOS SANTOS VIEIRA

Francisco José dos Santos Vieira nasceu em Fortaleza, a 06 de agosto de 1931.
Começou seus estudos na Escola Primária Professora Diva Leão e o ginásio no Colégio Lourenço Filho. Fez o curso técnico, na Escola Técnica de Comércio Pe. Champagnat e, ainda, cursos de liderança, oratória, pilotagem e nove anos de estudo de piano.

A.
MÚSICA

Dedicou-se ao piano desde os seis anos de idade e não perdia a oportunidade de praticar o seu instrumento musical.

Uma boa seresta ao lado de amigos era o seu ponto forte.

B.
AVIAÇÃO
Também dedicou-se durante 16 anos a aviação, a qual prestou grandes benefícios. Foi homenageado, como Diretor Social do Aero Clube do Ceará (AC-Ce), pelos Brevetados do ano de 1957. Cumpriu mandato de presidente do Aero Clube de 1959/1960. Foi agraciado com o título de “Sócio Benemérito” do AC-Ce em 1975/76  e de “Amigo da Aviação” em 1982.
C.
LIONS CLUBE
Dedicou uma parte de sua vida ao movimento leonístico do Ceará. Foi eleito presidente do Lions Clube de Fortaleza Planalto, cumpriu mandato de 1976/77 e recebeu o título de presidente do ano. De 1978/79 foi presidente da Sociedade Civil Casa do Leão. Foi eleito governador do Distrito L-15 de Lions Clubes e cumpriu mandato de 1979/80, conquistando a comenda “Mérito à Excelência”. Em 1979, participou da delegação brasileira a Montreal (Canadá) e Lisboa (Portugal). Em 1982/83 foi assessor do Conselho Nacional de Governadores da Associação Internacional de Lions Clubes. Participou de dezenas de seminários como assistente, além de convenções estadual, nacional e internacional de Lions Clubes.



D.
MAÇONARIA
Tornou-se Venerável da Loja Fraternidade Cearense – Grande Oriente Independente do Ceará e em 1978 recebeu o diploma de Mestre Instalado.
E.
EMPRESÁRIO
Na década de 1960, iniciou suas atividades, como empresário, montando um comércio de varejo diverso, com nome fantasia “Lojas Meu Bem”, na rua General Bezerril – Centro de Fortaleza-Ce. Por um curto período de tempo, foi proprietário da loja “Dedal de Ouro”, na rua Liberato Barroso – Centro de Fortaleza-Ce. No final dos anos 1960 adquiriu a Christmas, a qual pertenceu ao Sr. Raul Farias de Carvalho, no ramo de confecção de fardamentos, enxoval de bebê e bordados em geral, utilizando maquinários especiais. Esta foi sediada inicialmente na loja Dedal de Ouro, em seguida na Lojas Meu Bem. Em 1973, com a Dedal de Ouro e Lojas Meu Bem descontinuadas, a Christmas foi transferida para a Rua Floriano Peixoto – Centro de Fortaleza-Ce.

Na direção da Christmas, implementou a fabricação de bandeiras e acessórios, descontinuando os produtos de outrora. Ao lado do doutor Raimundo Girão efetuou as modificações no Pavilhão (bandeira) do Estado do Ceará.

Executou na década de 1970, a Bandeira Brasileira hasteada no Distrito Federal, na praça dos três poderes.

Foi criador do símbolo da Base Aérea de Fortaleza, do símbolo de vários municípios, empresas, colégios e associações, além do brasão da própria família “Vieira”.

Homenagens